Em 1970 na cidade de Curitiba no Paraná, foi fundada a AJEB - Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil. O objetivo dessa instituição era o de levar conhecimento, estimular a leitura, incentivar a criação de novos textos, divulgar e expandir os pontos de leitura em todo o país.
Com o tempo aumentaram-se as coordenarias, e mais e mais Estados brasileiros foram se tornando "ajebianos" rendendo-se aos nossos propósitos.
Hoje quase todos os Estados têm Coordenadoria AJEB.
Mas não foi fácil expandir a Associação. As coordenadoras foram determinadas e empenhadas em levar adiante uma força cultural de cunho literário forte e empreendedor.
Em maio a Presidente Nacional passará a ser Maria José Pereira de Souza, que hoje ocupa o cargo de Presidente da AJEB de São Paulo.
AJEB uma instituição que congrega as mulheres escritoras e jornalistas, e qualquer uma poderá comparecer, mesmo que não seja associada. Os homens escritores e jornalistas podem também nos visitar e apresentar seus trabalhos para as ajebianas.
Anualmente é publicada a Antologia da AJEBSP. A de 2008 deverá ser lançada em meados de julho com o título
A Chave Mestra. Nela estarão reunidas poesias e contos das associadas de São Paulo.
Temos também a publicação do jornal
Literata Brasileira, onde são registrados textos, poesias, contos, e a agenda da Instituição. Se voce enviar um comentário para esta postagem, enviaremos a Literata para sua casa.
O site da Associação www.ajebsp.org.br estará atualizado em breve, e lá os visitantes terão acesso aos textos, e a agenda literária do ano.